Transição para cabelos crespos: um momento de autoafirmação e descobertas

Assumir o cabelo crespo é uma iniciativa que representa autoaceitação e valorização da estética negra. Abrir mão dos procedimentos químicos e artificiais para alisamento dos fios é um ato de estima à nossa identidade racial.

Você já deve ter percebido que de uns anos para cá muito se tem falado sobre a transição para cabelos crespos. A opção por esse processo está cada vez mais frequente. Nós, negros, estamos aprendendo a reconhecer o cabelo natural como símbolo de expressão cultural.

Quem já passou por essa fase garante: adotar os fios crespos é a melhor escolha estética que podemos fazer. Redescobrir o próprio cabelo, o jeito ideal de cuidá-lo e a possibilidade de adotar visuais super estilizados é renovador. 

Se você tem vontade de aderir à transição capilar e ainda está insegura, conheça algumas questões importantes que vão lhe motivar a encarar esse momento de cabeça erguida. Confira!

Tenha seus próprios motivos para começar a transição para cabelos crespos

A internet nos possibilita conhecer pessoas negras maravilhosas que exibem suas madeixas naturais cheias de estilo. Ao admirar a beleza de um cabelo black podemos nos sentir estimulados a assumir o nosso crespo.

Esse contato é ótimo porque assim formamos uma corrente de empoderamento. Mas, não se deixar levar pela empolgação momentânea e ter os seus próprios motivos vão lhe ajudar a chegar até o fim.

A transição capilar é uma fase delicada que mexe com a autoestima. Você estará construindo uma nova aparência. Portanto, pode haver momentos em que ao se olhar no espelho você não se reconhecerá ou vai ficar insatisfeita com a imagem refletida.

Não saber lidar com duas texturas diferentes de cabelo e repudiar a raiz volumosa com pontas mais finas são alguns dos impasses que podem surgir. Por isso, muitas pessoas preferem acelerar essa etapa aderindo ao big chop.

Quando o apavoramento bater, será preciso relembrar os motivos que lhe fizeram começar a transição para continuar seguindo em frente. 

Se informe bastante antes de iniciar o processo

Não há nada melhor do que se informar sobre o universo dos cabelos crespos para obter sucesso na sua escolha. Aproveite as redes sociais para acompanhar as pessoas que produzem conteúdo para esse nicho e também os salões de beleza especializados em cabelos crespos e naturais.

Dessa forma, quando você pensar que tem um problema, já terá encontrado a solução. Esse é o melhor jeito de conhecer os cuidados necessários à nova versão dos fios e também os métodos que ajudam a passar pela transição, como as tranças, por exemplo.

Procure saber quais são os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo e acompanhe os trabalhos dos profissionais que são referências na área.

Seja persistente 

Pense nas pessoas que hoje são uma motivação capilar para você. Então, possivelmente elas passaram pela transição em algum momento da vida. Por mais que seja difícil lidar com duas texturas e não reconhecer o seu tipo de cabelo, podemos lhe garantir que todo esforço valerá a pena.

A transição capilar para cabelos crespos é um processo que pode ser demorado. A duração vai depender da sua decisão. Cortar os fios logo no começo ou esperar que eles cresçam até certo ponto antes de recorrer à tesoura? Só você sabe o que é melhor para se sentir mais confiante. Tenha paciência, redescobrir o cabelo crespo e se sentir livre é uma experiência gratificante.

Aproveite esse momento de descobertas e conheça 5 tratamentos para fazer durante a transição capilar!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This