Tranças no cabelo: confira quais tipos usar e cuidados a serem tomados

Nós sabemos que toda madeixa tem o seu encanto. A diversidade de estilos e penteados são complementos que ajudam a ressaltar a beleza afro. No meio dos crespos, cacheados e black powers, a trança no cabelo se destaca por ser um recurso estético que, além de lindo, é carregado de propriedade cultural.

O uso das tranças é atribuído aos nossos ancestrais. A disseminação das técnicas contribuiu para que a prática não fosse esquecida. Com o passar dos anos, as habilidades foram aprimoradas e hoje temos variações que enriquecem a nossa identidade.

Qualquer pessoa pode aderir às tranças, independentemente do comprimento dos fios ou tipologia capilar. Para quem está na transição e ainda não se sente confortável para fazer o big chop, saiba que elas ajudam a atravessar esse momento que exige muita força de vontade e paciência.

Se você está flertando com a possibilidade de mudar a aparência, este post pode colaborar na sua decisão. Veja os tipos de tranças que fazem sucesso por aí!

Conheça os estilos de tranças no cabelo

Certamente você já admirou o visual trançado de um negro que encontrou na rua, não é mesmo? As tranças são bastante práticas, além de emponderar e dar personalidade a quem utiliza. Existem algumas variedades desse penteado executado por mãos talentosas, veja só:

Nagô

Nesse padrão as tranças ficam agarradinhas ao couro cabeludo. É possível fazer desenhos variados e estendê-las ao longo dos fios;

Box braid

É um estilo de tranças soltas produzidas em todo o cabelo. Nelas são utilizadas fibras sintéticas junto ao fio natural para chegar à espessura e comprimento desejados.

Twist

Esse tipo é feito a partir de duas mechas de cabelo ao invés de três, como nas outras especialidades. Os fios artificiais também são usados para encorpar as mechas e alcançar o tamanho pretendido.

Agora que você já conhece os principais modelos de tranças, vamos lhe apresentar os materiais utilizados para ostentar aquele chanel cheio de charme ou um longo poderoso!

Jumbo

Essa fibra de origem japonesa é muito utilizada nas tranças. A principal característica é a textura semelhante com o cabelo humano. Algumas pessoas preferem o jumbo devido ao brilho menos intenso e uma aparência próxima ao natural e por ser mais levinho.

Kanekalon

O Kanekalon é um cabelo um pouco mais pesado e tem mais brilho. Esse produto, se comparado com a opção anterior, tem um valor em conta e oferece um resultado satisfatório.

Linha

Todo mundo conhece as linhas de crochê, certo? O que você não sabe é que elas também são usadas para este fim. As tranças feitas com esse material ficam bem leves. Ainda há a oportunidade de sair do comum e escolher cores vibrantes! além de ficarem mais baratas.

Veja os cuidados que devemos ter com as tranças no cabelo

Tranças são sinônimos de praticidade, mas isso não quer dizer que você não necessita de nenhum cuidado específico para mantê-las bonitas por mais tempo. A atenção começa na lavagem: o ideal é diluir o shampoo em água dentro de um borrifador e, depois, é só aplicar a mistura e esfregar o couro cabeludo delicadamente com a ponta dos dedos, e depois repetir o processo com o condicionador, sempre enxaguando bastante para não deixar resíduos.

Na hora de dormir a touca de cetim é uma grande aliada. Com ela você protege os fios do atrito com o travesseiro, diminui o frizz e impede que eles se soltem mais rápido. Vale a pena investir!

Depois de trançar os cabelos você vai se apaixonar! Só não deixe que a empolgação atrapalhe a saúde capilar. Se durante o processo você sentir que a trança está muito apertada, repuxando demais, manifeste-se! Essa avaliação é importante para evitar que os fios se quebrem.

Além disso, respeite o tempo de manutenção recomendado pelo cabeleireiro. De acordo com o modelo escolhido, é possível permanecer com elas por aproximadamente dois meses em bom estado.

E aí, o que acha de fazer tranças no cabelo? Lembre-se que para garantir um bom resultado é preciso encontrar um instituto de beleza qualificado para realizar o procedimento. Afinal, o seu afro merece ser cuidado por profissionais especializados!

Mudar o cabelo de vez em quando é um truque poderoso para elevar a nossa autoestima. Aproveite e entre em contato conosco para conhecer os serviços oferecidos!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This