Tipos de cachos: entenda os tipos de fios e suas particularidades

Cada cabelo cacheado é único, já que existem diversos tipos de cachos com diferentes volumes, texturas formatos e definições.

Por isso, é importante conhecer suas características para escolher os produtos mais adequados para cuidado e hidratação, garantindo assim que eles se mantenham sempre bonitos e saudáveis.

Você sabe qual é o seu tipo de cachos e quais os principais cuidados que ele precisa? Se sua resposta foi negativa, fique atento a esse artigo e saiba mais sobre como manter seu cabelo bem tratado. Continue a leitura!

Tipos de cachos mais comuns

Antes de falar sobre os tipos de cachos, é importante ressaltar que esse formato de cabelo está classificado entre as nomenclaturas 3 A e 4 C. Os demais formatos são o tipo 1 (A, B e C) que são os cabelos lisos e tipo 2 (A, B e C) que são os cabelos ondulados.

Cacho tipo 3 A

No cabelo tipo 3 A, os cachos são mais soltos e abertos. Quando estão curtos podem até se parecer mais com o ondulado do que como o cacheado.

Apresentam mais luminosidade, pois a oleosidade natural do couro cabeludo consegue chegar até a ponta com facilidade, devido ao formato do cabelo. No geral a raiz é lisa e os cachos se formar conforme o cabelo vai crescendo.

Cacho tipo 3 B

O 3 B é um cacho visivelmente mais definido, portanto precisa de um reforço na hidratação das pontas, uma vez que a oleosidade da raiz não consegue chegar até a ponta com facilidade.

Também existem casos em que a raiz do cabelo 3 B é lisa e, nesse sentido, é preciso ter atenção para não deixar a raiz de cabelo excessivamente oleosa.

Cacho tipo 3 C

Trata-se de um cabelo mais parecido com o crespo, uma vez que são mais porosos e precisam de mais hidratação. Os cachos são formados desde a raiz, sendo bem fechados e definidos.

Precisam de cuidados como tratamentos e hidratações com óleos para manter o cabelo saudável e bem nutrido.

Cacho tipo 4 A

Esse tipo de cabelo é parecido com o 3 C, porém apresenta cachos mais fechados, que formam um “S” quando esticados. Essas pequenas “molinhas” necessitam de bastante hidratação, principalmente na raiz. Isso acontece porque o formato dificulta que a hidratação natural do couro chegue em todo o cabelo. 

Cacho tipo 4 B

O tipo 4 B muitas vezes pode não apresentar cachos, ou serão molinhas bem pequenas, O tipo 4 é maravilhoso pois proporciona um volume MARA que todos os outros tipos invejam (segredinho nosso), o segredo é hidratar bastante e se acostumar com o fator encolhimento que incomoda muita gente com esse tipo de fio.

O 4 C é o cabelo mais crespo e precisa de cuidados que vão desde hidratações mais potentes até umectações e outros cuidados. Os fios muitas vezes podem ser bem finos e as vezes muito frágeis pela falta de cuidado adequado, ou pelos anos abusando das quimicas, pois esse tipo de fio é  facilmente prejudicados pelo uso de produtos inadequados ou uso de químicas.

O cabelo 4 C fica maravilhoso ao natural, o que se perde em definição de cachos se ganha num volume arrasador, e quanto ao uso dos fios texturizados com produtos e técnicas que estimulem essa característica, existem tecnicas exclusivas para esse tipo de fio como os twist ou baião de dois. ABUSEM!

E aí, conseguiu identificar o eu cabelo entre os tipos de cachos apresentados? Conhecer melhor o seu cabelo, com as suas curvas, características e necessidades, além de orientar para os cuidados ideais que ele precisa, também é uma forma de adquirir autoconhecimento e principalmente aceitação e autoestima.

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This