O que é e quais as vantagens do co-wash?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar bastante da importância do cronograma capilar para os nossos fios, não é mesmo? Só que além do cronograma, a técnica co-wash vem ganhando cada vez mais a simpatia de pessoas com cabelos crespos e cacheados.

O co-wash nada mais é do que uma maneira de lavar os cabelos sem o método tradicional com shampoo, mas com a aplicação de condicionador. Porém, não é qualquer produto que trará o efeito necessário.

Para que entenda melhor, trouxemos, neste post, um miniguia sobre como fazer o co-wash, que tipo de produto usar, quais os cuidados deve ter e as vantagens dessa técnica. Continue a leitura e confira!

Como é feito o co-wash?

O processo de lavar o cabelo com um condicionador é tão simples quanto o de aplicar shampoo, com a diferença de que essa técnica permitirá uma melhor proteção aos seus cabelos. O primeiro passo é molhar bastante o cabelo no banho e, só depois que ele estiver encharcado, aplicar uma quantidade razoável de condicionador da raiz até as pontas.

É imprescindível que você massageie com muita delicadeza o couro cabeludo, não apenas para colaborar com uma boa circulação sanguínea na região, mas para potencializar a limpeza. Deixe o produto agir por alguns minutos e depois enxágue em água morna ou fria, de preferência, a fim de proteger os fios e evitar quedas.

Qual tipo de condicionador deve ser usado?

Embora a lavagem das madeixas seja um procedimento bem tranquilo, você deve atentar para uma regrinha básica para não levar o produto errado. No co-wash é fundamental que você use um condicionador livre de parabenos, silicones insolúveis em água, parafinas e petrolatos, substâncias que tendem a danificar o couro cabeludo com o passar do tempo.

Por isso, antes de comprar qualquer produto com essa função, você deve olhar com cuidado a composição química no rótulo e verificar se não há componentes nocivos, tais como vaselina, parafina líquida, óleo mineral, sulfato de sódio, entre outros.

Como existem vários condicionadores que preenchem os requisitos necessários para o co-wash, vale testar os produtos e ver qual se adapta melhor ao seu tipo de cabelo.

Para quem é indicado e quais os cuidados primordiais?

O co-wash é indicado especialmente para cabelos que estão com muito ressecamento, agredidos por processos químicos recorrentes ou agravantes climáticos, como o excesso de raios solares. No entanto, quem costuma ter a raiz muito oleosa deve evitar essa técnica, pois não apresentará os resultados esperados e ainda pode piorar a situação.

Em cabelos tingidos, é interessante intercalar a técnica com o shampoo, sendo que, se ele for livre de componentes nocivos, será melhor ainda para proporcionar uma limpeza saudável e a fazer a tinta durar mais. Muito se questiona também sobre a aplicação de outro condicionador em seguida ou quantas vezes a lavagem com co-wash é necessária, mas isso dependerá muito da aceitação do produto no cabelo.

Quais as principais vantagens de fazer co-wash?

Basicamente, o co-wash age firmemente no combate ao ressecamento, deixando as madeixas bem mais nutridas e hidratadas, o que facilita na hora de passar pela transição capilar. Você perceberá também uma diminuição natural do frizz e a definição dos cachos com maior frequência, proporcionando um resultado de fazer inveja por aí.

Muito além de trazer uma limpeza leve aos fios, o co-wash faz com que a opacidade suma aos poucos e ocorra o fechamento das cutículas, preservando assim os nutrientes e aumentando a resistência da fibra capilar. Perceba que com o uso dessa técnica é possível recuperar a vitalidade dos cabelos e ainda gerir melhor seu tempo, pois não precisará passar horas no salão para aplicar outros tratamentos.

Para finalizarmos, o ideal é que você tenha paciência, visto que no começo do co-wash é capaz de estranhar um pouco o jeito como o cabelo fica, mas isso é absolutamente normal, afinal, os nossos fios precisam se reacostumar com o estado natural deles.

O que achou deste artigo a respeito da técnica co-wash? Quer ver mais informações para cuidar bem dos seus cabelos? Então, aproveite a visita ao blog e leia sobre as 5 dicas infalíveis para ajudar no processo de crescimento capilar!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This