O que é o corte Big Chop? Entenda sobre esse corte

A comunidade negra, e especialmente as mulheres inseridas nela, está cada vez mais disposta a recuperar a autoestima e (re)valorizar a estética. Uma das etapas dessa jornada é adotar e assumir, com muito orgulho, os cabelos naturalmente afro — crespos ou cacheados —, eliminando processos químicos e agressivos de alisamento.

Se você é uma dessas pessoas que estão em tratamento para a transição capilar, vai ouvir falar, em algum momento, no corte Big Chop. Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje. Nele, vamos explicar o que é o Big Chop, quando é necessário fazê-lo e que são os melhores cortes nesta fase. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é o corte Big Chop?

Podemos dizer que o Big Chop (BC), ou o grande corte, é o ato de cortar o cabelo quimicamente alisado, deixando apenas a parte natural.

Cortar, de uma vez só, todo o cabelo que foi alisado quimicamente, pode ser incrivelmente libertador. Isso porque, essa é uma oportunidade para experimentarmos e identificarmos todos os diferentes estágios de se ter cabelos naturais em diferentes tamanhos e estilos que serão percebidos no pós corte. Além disso, é uma ótima fase para começar a compreender, aceitar e valorizar a beleza negra na sua melhor forma: linda, livre e natural.

O corte Big Chop é obrigatório na transição capilar?

Perceba que usamos o termo “pode ser” no tópico anterior. Isso porque uma das coisas que temos que nos reeducar a entender nesse caminho de empoderamento estético é que ninguém é obrigado à nada.

Nesse sentido, O BC é uma das opções na transição capilar, principalmente no início do processo. A outra consiste em não submeter mais o cabelo a tratamentos químicos, deixá-lo crescer e ir cortando, aos poucos, as pontas alisadas.

Normalmente, essa segunda é a escolha de quem prefere não abrir mão do comprimento do cabelo. Vale ressaltar, no entanto, que, ao optar por não realizar o BC, os fios permanecerão com duas texturas por um longo período de tempo.

Quais são os melhores cortes de Big Chop?

Muitas pessoas não optam pelo BC por pensar que só existe um estilo de corte, e esse é um engano comum. O Big Chop não significa ter que, obrigatoriamente, raspar a cabeça. Há diversos tipos de corte, e procurar um cabeleireiro especializado vai, com certeza, lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Separamos aqui três dessas possibilidades de cortes indicados no BC. Confira:

Corte tapered

O tapered é um corte popular entre pessoas com cabelos afro, sejam cacheados ou crespos. Nele, o cabelo fica baixinho nas laterais. Já na parte de cima, os fios ficam mais livres para assumir a forma natural com muito estilo.

Corte chanel de bico

Essa é uma ecxelente opção para quem tem fios com cachos mais abertos e com um comprimento sem química. Ao contrário do que se pode pensar, o chanel de bico também pode ser usado em cabelos afro — e fica lindo! Ele mantém a parte da frente mais comprida, enquanto a parte de trás fica mais curta, na altura da nuca.

Corte em camadas

Os modelos anteriores são bem descolados, mas, para quem quer algo mais tradicional, esse é o corte ideal. As camadas ajudam a fugir do efeito pirâmide, dão movimento aos fios e conferem volume a todo o cabelo, não apenas às pontas. Esse corte combina com cabelos com mais ou menos volumosos, mais longos ou mais curtos.

Agora que você já entendeu o que é o Big Chop, que tal agendar uma avaliação de corte? Temos uma equipe de profissionais especializados em transição capilar para tirar todas as suas dúvidas possíveis e lhe ajudar a escolher o melhor corte com base no seu perfil! Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This