Hidratação para cabelo crespo: qual a importância e como fazer?

Manter um cabelo afro requer alguns cuidados especiais. Entre eles, a hidratação para cabelo crespo merece uma atenção a mais. Isso porque, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer da forma correta e acabam danificando mais fios ou não alcançando os resultados esperados.

Então, reunimos algumas dicas muito importantes neste artigo para que você evite erros e garanta um cabelo maravilhoso e hidratado o ano todo. Confira!

Qual é a importância da hidratação para cabelo crespo?

Antes de dar as dicas, precisamos ressaltar os motivos para manter uma rotina de hidratação para cabelo crespo. O primeiro ponto é que a curvatura desse tipo de fio faz com que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo nem sempre alcance as pontas. Com isso, ele não recebe os nutrientes por igual e isso pode gerar um aspecto de ressecamento.

Além da parte estética, é válido lembrar que a hidratação tem aspectos de saúde. Os fios hidratados ficam mais fortes e resistentes, ganham emoliência, são mais fáceis de desembaraçar e modelar, caso queira.

Como manter o cabelo crespo sempre hidratado?

Uma boa hidratação para cabelo crespo não está baseada apenas na escolha da marca dos produtos ou do profissional que vai realizá-la. É preciso estabelecer uma rotina de cuidados que levem em consideração os 3 pontos a seguir.

Utilize produtos adequados e de qualidade

Cada tipo de cabelo requer cuidados diferenciados. A começar pelo estado de saúde dos fios. Uma forma simples de entender isso, é pensar que quem está com sede, precisa de água, e quem está com fome, precisa de comida. Sendo assim, seu cabelo pode estar precisando de repor água, massa, nutrientes etc.

Um bom profissional especialista em cabelos afros saberá diagnosticar o estado dos fios e recomendará o tratamento mais adequado. Ressaltando, claro, que a qualidade dos produtos utilizados faz toda a diferença nos resultados.

Mantenha uma rotina de hidratação

Voltando ao exemplo da fome e da sede, você conseguiria manter sua saúde sem tomar água ou comer por semanas? Provavelmente não! Com o cabelo é a mesma coisa, ele precisa ser hidratado e nutrido com certa regularidade para se manter forte e saudável.

Se tiver muito tempo que você não faz uma hidratação, certamente precisará de um tratamento mais intensivo, como no cronograma capilar. Caso contrário, elas podem ser feitas a cada 10 ou 15 dias em média.

Cuide dos fios entre uma hidratação e outra

Essa dica é o pulo do gato! Quem nunca foi dormir a Cinderela e acordou a Gata Borralheira, não é mesmo? Com os cabelos crespos acontece o problema de amassar os cachos, encolher e perder o formato. Alguns cuidados bem simples evitam esses problemas:

  • envolver os cabelos em uma touca de cetim antes de dormir;
  • nunca dormir com ele molhado;
  • usar leave-ins e ativadores de cachos no dia a dia;
  • usar shampoos low-poo ou no-poo.

Viu como não é difícil ter madeixas lindas e saudáveis? São detalhes bem simples, mas que fazem toda a diferença na hidratação para cabelo crespo. Então, não perca tempo e siga estas dicas a partir de hoje mesmo!

Se você quer começar e ainda possui dúvidas, que tal contar com uma ajuda profissional? Agende uma avaliação em nosso site!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This