Filmes sobre racismo na Netflix: 4 que você deve assistir!

Para conhecer um pouco melhor da nossa história, nada melhor do que assistirmos alguma obra que traga as questões raciais à tona, não é verdade? Em algum momento você já parou para conferir os filmes sobre racismo na netflix? Desde pequenos, vivemos constantemente situações de racismo estrutural, injúrias e comentários pejorativos sobre nossos cabelos crespos, por exemplo.

Por isso, trouxemos uma lista com 4 filmes que farão você refletir um pouco mais sobre essas questões e compreender o quanto é importante lutarmos contra o racismo. Continue a leitura e confira!

1. Filmes sobre racismo na netflix: histórias cruzadas (2011)

Em meados da década de 1960, enquanto a discriminação racial começava a ser debatida nos EUA, o estado do Mississipi ainda preservava sua imagem tradicionalista e voltada para a elite branca. No entanto, a personagem Skeeter (Emma Stone), que acabara de se formar na faculdade, resolve quebrar alguns paradigmas e revelar os podres dessa sociedade.

Skeeter tinha a pretensão de virar uma grande escritora e, ao conseguir um emprego em um jornal local, aproxima-se um pouco mais de Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer), a fim de dar voz, autoestima e esperança para elas e outras empregadas domésticas. Baseado no best-seller “The Help”, o filme levou 22 prêmios cinematográficos, entre eles o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer

2. Cara gente branca (2014)

A história tem como personagem principal a estudante Samantha White (Tessa Thompson), que por meio de seu programa de rádio decide tratar de algumas questões étnicas e as diferenças de tratamento entre brancos e negros. O longa-metragem tem o propósito de explicar o motivo de algumas atitudes e expressões de pessoas brancas ofenderem a nós negros.

O enredo se passa em uma universidade fictícia, mas há um episódio que foi inspirado na lamentável festa de Halloween da Universidade da Califórnia, em que os estudantes brancos usavam roupas surradas, correntes e praticavam blackface. O filme inspirou uma série de mesmo nome e trata de forma didática, satírica e com passagens épicas o racismo estrutural que sofremos há anos.

3. Selma — Uma luta pela igualdade (2014)

O que será que acontece quando um homem negro se levanta e resolve dizer um basta para as situações que afligem toda a nossa raça? A proposta desse longa-metragem é mostrar uma breve biografia do pastor e ativista político Martin Luther King Jr., evidenciando como ele foi importantíssimo para o movimento dos Direitos Civis.

Você verá como foi o papel de Luther King em busca não só do direito de votar, mas de empoderar os afro-americanos para se sentirem respeitados de fato. O filme retrata o envolvimento de Martin durante esse processo e o que ocorreu na famosa marcha pela igualdade, da cidade de Selma até Montgomery.

4. Raça (2016)

Outra cinebiografia que tem muito a nos mostrar em matéria de luta contra o racismo, é a história do corredor afro-americano Jesse Owens, responsável por uma das vitórias mais emblemáticas da história das Olimpíadas. Vivido pelo ator Sthephan James, Jesse se vê em dois cenários: o de representar os EUA e ser um símbolo de protesto à cultuada teoria da supremacia ariana do partido nazista.

O corredor não só foi em busca da vitória em Berlim como quebrou todos os recordes possíveis em 1936, voltando para casa com quatro medalhas de ouro — bem debaixo do nariz de Adolf Hitler. Raça vai muito além do que mero entretenimento, mas um filme que exalta o quanto é importante reconhecermos nossa identidade racial.

Para finalizarmos, neste artigo de filmes sobre racismo na Netflix, não poderíamos deixar de fazer algumas menções honrosas aos brilhantes documentários sobre Nina Simone, a 13ª emenda e a história do partido dos Panteras Negras. Todas as indicações são bastante representativas e nos inspiram a continuarmos em frente.

O que achou desta lista que trouxemos hoje? Já assistiu algum dos filmes que citamos? Então aproveite e deixe seu comentário no post para conversarmos a respeito do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This