Cronograma capilar: entenda a sua importância na transição

Quando o assunto é empoderamento estético, sabemos o quanto é difícil lidar com as mais variadas situações que passamos para deixar os cabelos do nosso jeito. Mas, sabia que o cronograma capilar pode dar uma mãozinha nisso?

Por isso, trouxemos um miniguia com as principais informações a respeito do assunto e que vão lhe proporcionar outras perspectivas sobre o cuidado com os seus cabelos.

Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que é o cronograma capilar?

Fazendo um breve paralelo com o que a gente come, muitas vezes, por descuido ou abuso em relação a certos alimentos, nos vemos na necessidade de uma reeducação alimentar, certo? Quando se trata dos nossos cabelos, isso também não é diferente, pois precisamos reparar possíveis danos e dar aos fios algumas doses de nutrientes, vitaminas e proteínas que eles carecem.

Como o próprio nome já dá a entender, o cronograma capilar é uma agenda de cuidados e tratamentos capilares que servem para recuperar a saúde das madeixas.

Dentro da transição capilar, por exemplo, ele é extremamente útil, visto que a transição é um período de deixarmos as químicas de lado e, aos poucos, retomarmos o estágio natural dos cabelos.

Como ele funciona na prática?

O cronograma costuma ser realizado de mês a mês, sendo que o propósito é equilibrar os níveis de hidratação, nutrição e reconstrução. Independentemente se os seus fios estão muito ou pouco danificados, lembre-se sempre de utilizar produtos de confiança que possam suprir as demandas de cada etapa.

Vale ressaltar também que as etapas do cronograma devem ser realizadas, pelo menos, com intervalos semanais, utilizando shampoos, condicionadores, máscaras, óleos, entre outros produtos.

Além disso, o cabelo crespo em transição, precisa de cuidados diferenciados em relação ao cabelo alisado. Por isso, não deixe de acompanhar regularmente como está a saúde dos fios.

Quais são as principais vantagens de cada etapa?

Talvez você não saiba ainda, mas existem diversos benefícios na utilização do cronograma capilar. Para tanto, desmembramos aqui cada etapa para que você identifique o que pode ser melhor em relação ao seu tipo de cacho:

Hidratação

Na hidratação, o propósito é repor a água dos fios, fazendo com que eles fiquem mais macios, sedosos e com aquele brilho fantástico. Geralmente, é recomendado para os cabelos que já estão sem vida, por conta de danos do dia a dia como a exposição excessiva aos raios solares. Dentre os principais componentes nessa etapa, você pode optar, por exemplo, por produtos que tenham extratos naturais de frutas ou plantas.

Nutrição

Quando se trata de nutrição, a finalidade é dar mais emoliência aos fios, ou seja, deixar maleável e com um aspecto mais saudável. Os óleos naturais e as manteigas são os produtos mais utilizados nessa etapa.

Porém, tome cuidado com o excesso de aplicação, pois isso pode deixar o cabelo sem movimento, espigado e com sérios problemas de porosidade, que está ligada à estrutura do fio.

Reconstrução

Por fim, a reconstrução serve para repor a fibra do cabelo e, assim, proporcionar a força que estava faltando. Se o seu cacho ficou muito quebradiço por conta de químicas, vale investir em produtos à base de proteínas hidrolisadas e aminoácidos. Todavia, fique de olho também com os exageros nessa etapa, pois podem resultar em fios opacos, rígidos demais e ainda com o aparecimento de frizz.

Para concluirmos, lembre-se que a verdadeira beleza começa com o cuidado em relação à saúde, então beba água regularmente e tenha uma alimentação balanceada. Além disso, faça o cronograma capilar quantas vezes achar necessário e utilize sempre cosméticos que prezam pela qualidade.

O que achou deste artigo a respeito do cronograma capilar? Curtiu as informações? Então, aproveite a visita ao blog e saiba também como lavar o cabelo corretamente!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This