Crescimento capilar: 5 dicas infalíveis para te ajudar nesse processo

Você passou pelo big chop e não vê a hora de ter o cabelão comprido, natural e saudável novamente? Saiba, então, que alguns cuidados básicos podem auxiliar no crescimento capilar.

Os fios crescem cerca de um centímetro por mês. No entanto, no caso dos cabelos crespos e cacheados, esse desenvolvimento é pouco percebido por causa do fator encolhimento, característica natural dos cabelos afros. Mas não precisa se desesperar, pois existe solução!

Veja, a seguir, 5 dicas infalíveis para o cabelo crescer lindo e poderoso! Boa leitura!

1. Faça massagens capilares

As massagens feitas no couro cabeludo melhoram o fluxo sanguíneo da região. Dessa maneira, o folículo piloso consegue receber os nutrientes necessários para o cabelo crescer forte e saudável.

Você pode aproveitar a hora de lavar a cabeleira para massagear a área. Aplique o shampoo e utilize as pontas dos dedos — jamais as unhas — para fazer movimentos leves por três minutos. Enxágue a cabeça e prossiga a lavagem normalmente.

Mesmo nos dias que não for lavar o cabelo, você pode manter o ritual de massagens. No entanto, faça com a cabeça seca ou utilize óleos de umectação, como o de rícino, e desfrute do momento relaxante.

2. Lave os cabelos na frequência certa

Os cabelos afros não podem ser lavados todos os dias, pois o processo retira os nutrientes e a oleosidade natural dos fios. Dessa forma, o cabelo fica propenso à quebra. Não adianta estimular o crescimento se a quebra prejudicar o resultado final, não é mesmo?

Porém, a higienização do couro cabeludo é fundamental. Os resíduos acumulados na região podem entupir o folículo e impedir que o cabelo cresça. Por isso, o ideal é lavar os cabelos a cada três dias e com água fria ou morna, mas nunca quente!

3. Utilize os produtos adequados

Escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo faz toda diferença. Os cosméticos específicos para cabelos crespos e cacheados contém os ativos adequados e essenciais para a saúde do fio. A regra vale para os itens de cuidado diário e de tratamento.

Que tal fazer um cronograma capilar para potencializar os resultados? O método consiste em uma rotina de cuidados para recuperar a saúde dos cabelos. Ao intercalar os rituais de hidratação, nutrição e reconstrução, os fios recebem os nutrientes necessários para crescer.

Além disso, vale a pena investir produtos específicos para estimular o crescimento, como tônicos e vitaminas capilares.

4. Alimente-se bem

Já dizia aquele velho ditado: você é o que você come! Os alimentos ingeridos têm reflexo direto na saúde do corpo e, consequentemente, dos cabelos. A proteína, por exemplo, é um dos nutrientes responsáveis pela formação do cabelo. Por isso, inclua peixes, carnes e ovos na sua dieta.

As vitaminas também têm papel fundamental no crescimento dos fios. A carência de algumas delas podem, inclusive, ocasionar a queda dos cabelos. Por essa razão, consuma alimentos que contenham vitamina A, C, ferro e zinco.

5. Corte as pontas sempre que necessário

Essa dica parece ir na contramão do crescimento capilar, não é mesmo? Na realidade, cortar o cabelo regularmente não vai fazê-lo crescer, mas vai eliminar as partes ressecadas e acertar o formato aos poucos.

O ideal é visitar o cabeleireiro a cada três meses e retirar somente as pontinhas duplas e secas. O resultado é um fio com aspecto mais saudável e encorpado.

Estimular o crescimento capilar dos cabelos afros não é um bicho de sete cabeças. Até o fio chegar ao comprimento desejado, você vai precisar de muita paciência. No entanto, para conseguir ter um fio longo e saudável, basta ter disciplina para seguir as orientações deste post. Estamos torcendo para você conseguir o resultado esperado!

Gostou de aprender sobre o crescimento capilar? Então continue se informando e veja 5 dicas essenciais para cuidar dos cabelos crespos sem neurose. Aproveite a leitura!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This