Como lavar o cabelo corretamente? Saiba o que não fazer

Muitas vezes, nos preocupamos com a realização de tratamentos que não agridem o fio natural e nos esquecemos de priorizar um detalhe crucial: o cuidado ao lavar o cabelo. Apesar de ser um hábito simples e que estamos bastante acostumados, você já parou para refletir se está fazendo o procedimento de maneira correta?

Cada cabelo tem as suas particularidades e com os crespos e cacheados não é diferente. Eles exigem cuidados específicos para preservar suas características naturais e assegurar que não fiquem ressecados.

Neste post, reunimos as principais orientações que vão lhe ajudar a obter um resultado satisfatório na higienização capilar. Confira as práticas prejudiciais ao cabelo e abra mão delas para ter madeixas maravilhosas e saudáveis!

Lavar o cabelo muitas vezes na semana

Nós que temos maravilhosos cabelos afros não podemos colocá-los embaixo d’água todos os dias. Como os crespos são carentes da oleosidade natural, quanto mais vezes eles são lavados, mais essa lubrificação é extinta.

Além disso, o sulfato presente na composição de alguns shampoos remove nutrientes importantes. Portanto, para não danificar os fios, é recomendado lavar o cabelo a cada três dias. Do contrário, ele pode ficar ressecado (o resultado é um cabelo opaco e propenso à quebra).

Utilizar água quente na lavagem

Por mais que seja gostoso lavar a cabeça com água quente essa prática deve ser eliminada em nome da saúde capilar. A temperatura elevada, além de ser inimiga da definição dos cachos, abre a cutícula e deixando o cabelo seco e sem brilho. Ela também pode aumentar a sensibilidade do couro cabeludo.
Lembrando que a água morna pode, o que não pode é aquela beem quente. rs

Quando isso acontece, as glândulas passam a produzir mais sebo e há possibilidade de surgir muitas caspas. Ninguém merece, né? Então, sempre dê preferência a água morna ou fria.

Optar por produtos não indicados para crespos e cacheados

Esse é o detalhe que faz toda a diferença! Para intensificar o poder de restauração da lavagem capilar, é necessário escolher produtos recomendados para o seu tipo de cabelo, principalmente as máscaras de tratamento.

Ah, e nem sempre quando a embalagem especifica o uso para cabelos crespos, cacheados ou em transição capilar, significa que você pode utilizar o cosmético sem medo. Muitas vezes a composição do produto não é adequado e pode trazer danos aos seus fios, o ideal é sempre ter a indicação do profissional para os cuidados em casa.

Ah, não se esqueça de ler o modo de usar e respeitar o tempo de ação recomendado, principalmente dos cremes de hidratação!

Finalizar o cabelo inadequadamente

Secar é uma etapa importante do processo de finalização. Quando terminar de lavar o cabelo, nada de esfregá-los de forma grosseira.

Algumas pessoas preferem utilizar a camiseta para secar e diminuir o atrito. No entanto, se você não quiser aderir a essa prática, saiba que uma toalha macia cumpre bem a função.

A fórmula para evitar que os fios se embaracem está na delicadeza. Envolva a cabeça na toalha e retire o excesso de água pressionando o tecido devagar. Depois, é só escolher o creme sem enxágue de sua preferência e deixar que a secagem se conclua naturalmente.

Viu, só? Não há mistério para lavar o cabelo do jeito adequado Agora, você tem as principais dicas para acertar no procedimento. Coloque-as em prática e contribua para o desenvolvimento saudável da sua cabeleira.

Já que estamos falando de cuidados, aproveite para conhecer o tratamento profissional exclusivo para cabelos crespos, cacheados e em transição. Esse babado é de arrasar! 

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This