Veja 5 dicas de como cuidar do cabelo crespo infantil

Como você cuida das madeixas dos seus filhos? Muitos pais e mães têm dúvidas a respeito dos cuidados com o cabelo crespo infantil e acabam cometendo alguns erros que podem comprometer tanto a parte estética quanto a saúde da criança.

Por isso, vamos dar 5 dicas simples que vão ajudar você a deixar suas crianças ainda mais bonitas, saudáveis e estilosas, confira!

1. Não penteie o cabelo quando estiver seco

O cabelo crespo nunca deve ser penteado quando estiver seco, e isso vale também para as crianças. Isso porque, os cabelos cacheados e crespos têm mais facilidade em gerar nós quando secos. Passar um pente por eles nesse momento só piora a situação, ocasionando a quebra dos fios.

O ideal é desembaraçar o cabelo durante o processo de lavagem, depois que ele estiver com um condicionador ou creme de hidratação. No dia a dia, caso seja realmente necessário fazer um penteado, umedeça os fios com um leave-in ou umidificador de cachos para deixá-los mais fáceis de manipular.

2. Mantenha o cabelo bem cortado

Cabelo crespo infantil não é bagunça! É muito importante mantê-lo bem cortado para deixar a criança estilosa e com a autoestima lá em cima. O primeiro passo é entender as vontades da criança e respeitá-las. Se o menino quer ter um black bem volumoso, tudo bem! Se a menina quer ter um cabelo mais curto, ótimo!

Um ponto de atenção: leve a criança em um salão que tenha profissionais especializados em cortes de cabelos cacheados e crespos, pois esse tipo de fio tem suas particularidades e demandam conhecimentos específicos.

3. Nada de lavar o cabelo todos os dias

A curvatura dos fios de cabelos cacheados e crespos faz com que a oleosidade natural que vem da raiz do cabelo não consiga chegar tão rapidamente às pontas. Por isso, eles não devem ser lavados todos os dias.

Além disso, o couro cabeludo tende a demorar mais tempo para secar, devido ao volume do cabelo que o protege. A umidade acumulada por muito tempo cria um ambiente propício ao surgimento de fungos que causam coceira, caspa e seborreia.

4. Utilize produtos específicos para cabelo crespo infantil

As crianças com cabelos afro unem duas particularidades muito importantes a serem respeitadas. A primeira delas é que elas são crianças, logo são mais frágeis em relação a diversos tipos de cosméticos, principalmente os que envolvem produtos químicos.

A segunda é que elas têm os cabelos cacheados ou crespos, que são muito diferentes dos lisos e ondulados. Nem todos os produtos “kids”, foram desenvolvidos para atender às necessidades desses tipos de fios. Portanto, não use qualquer produto para a lavagem e hidratação deles. Escolha as marcas com cuidado e frequente salões especializados.

5. Faça hidratação periodicamente

A hidratação dos cabelos crespos é fundamental em qualquer idade. Como mencionado anteriormente, o comprimento e as pontas dos fios têm mais dificuldade em receber os óleos naturais do couro cabeludo, e isso requer um cuidado maior.

Por outro lado, os cabelos ficam expostos a diversos agentes nocivos, como o vento e a poeira. Quando falamos de crianças, esses fatores estão ainda mais presentes nas atividades e brincadeiras do dia a dia.

Você pode utilizar cremes específicos para fazer a hidratação em casa a cada semana ou quinzenalmente. Além disso, é recomendado fazer uma visita periódica a profissionais obter um cuidado mais profundo, como no cronograma capilar.

Como vimos, o cabelo crespo infantil requer uma atenção diferenciada, mas não é nada tão difícil quanto muitas pessoas imaginam. Tendo esses cuidados, você demonstra o quanto se importa com sua criança e com seu bem-estar físico e mental. Afinal, ela também tem o direito de se sentir linda e poderosa!

Se você gostou das dicas e quer aprender mais sobre os cuidados com os cabelos cacheados e crespos, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este em seu e-mail.

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This