5 dicas essenciais para cuidar de cabelos crespos sem neurose

No dia a dia, estamos expostos à poluição, ao sol, chuva e a diversos fenômenos que danificam não só a nossa pele, mas também os nossos cabelos.

Quando se trata de cabelos crespos ou cacheados, é necessário observar alguns pontos. Eles são mais sensíveis, já que a produção natural da oleosidade do couro cabeludo não consegue se distribuir ao longo dos fios.

Sendo assim, eles tendem a ficar mais ressecados, quebradiços e sujeitos ao frizz. Em lugares úmidos, por exemplo, os cabelos crespos podem ficar mais volumosos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você driblar esses inconvenientes e proporcionar uma rotina de cuidados mais fácil e prática. 

Quer saber como cuidar de cabelos crespos e deixá-los com os cachos mais definidos e radiantes? Acompanhe a leitura.

1. Escolha de produtos

É importante comprar shampoos, condicionadores e cremes que são especialmente indicados para o tipo do seu cabelo.

Como os cabelos crespos tendem a ser naturalmente mais ressecados, os produtos indicados para eles possuem uma composição com mais óleos reparadores e hidratantes.

Essa mistura de óleos funciona como uma fonte intensiva de reparação e hidratação para os fios, mantendo o seu crespo mais definido e com um aspecto mais brilhante.

2. Lavagem

O ideal é lavar os cabelos em água morna, não muito quente, pois a água quente tende a ressecar e danificar os fios. Inicie a lavagem com água morna para abrir as cutículas e faça o processo de lavagem com o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo.

Finalize com o condicionador e, na retirada dele, atribua um jato de água mais fria para fechar as cutículas dos fios. Dessa maneira você vai garantir mais maciez aos cabelos.

3. Secagem

Retire o excesso de água dos cabelos com a toalha, mas atente-se à um detalhe: não esfregue a toalha na cabeça, o ideal é ir apertando e soltando as mechas de modo a massagear, isso já vai modelando o cabelo e evita nós indesejáveis.

Deixe secar naturalmente evitando o uso de secadores que tendem a ter um vapor muito quente. Se você já fechou as cutículas com o jato de água fria, é desnecessário golpear os cachos com ar quente. Deixe que seu cabelo seque ao natural.

4. Hidratação 

Faça a hidratação dos seus cabelos para garantir a sedosidade e brilho.

Muitas vezes, com a correria da rotina de trabalho, é difícil ter um momento para isso.  Portanto, o recomendado é que essa ação seja feita uma vez por semana. Além de proporcionar um cuidado a mais, você se permite ter mais tempo livre.

Utilize produtos à base de  proteínas, extratos vegetais, ceramidas, colágeno e vitamina E. Com essas combinações haverá a reposição dos nutrientes que irão amaciar e hidratar seu cabelo da raiz às pontas.

Respeitar o tempo de espera para que o produto aja nos fios e tenha eficácia, também é uma boa opção.

5. Corte

Evite cortes retos nos cabelos crespos, o ideal é remover as pontas ressecadas e cortar o cabelo com técnicas que não proporcionem um corte triangular, ou seja, mais volume nas pontas e menos na raiz.

O corte deve promover o volume distribuído proporcionalmente, estimulando o crescimento e melhor definição nos cachos. Cortar periodicamente os cabelos ajuda a manter o penteado em dia e evita ressecamento das pontas. Portanto, procure um profissional para te indicar um corte que combine com você.

Gostou das dicas? Agora que você já aprendeu a como cuidar de cabelos crespos, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de outras informações! Estamos no Facebook e Instagram.

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This