4 dicas fundamentais para o cuidado com os cabelos afros

Quem tem cabelos afros sabe que os cuidados com eles são bem diferentes daqueles para os lisos, principalmente se tiver algum processo químico envolvido. Contudo, essa atenção especial não requer tratamentos caros e inacessíveis.

Muitos cuidados precisam fazer parte da rotina para garantir fios mais saudáveis e bonitos. Por isso, daremos algumas dicas fundamentais que ajudarão você a cuidar melhor do seu cabelo e se sentir ainda mais poderosa!

Vamos lá?

1. Faça um cronograma capilar

cronograma capilar é uma série de procedimentos que visa fornecer aos fios tudo o que eles precisam para se manterem saudáveis e brilhosos.

Cada cabelo tem necessidades diferentes: uns precisam de mais hidratação, outros de mais nutrição e por aí vai. O importante é que, por meio do cronograma, é possível estabelecer uma ordem de tratamento que vai fortalecer e devolver a vida a esses fios.

Cada etapa requer produtos diferentes. É possível fazê-las em casa, se você tiver disciplina e habilidade. Mas os salões especializados em cabelos afros são ideais para identificarem a real necessidade de cada caso e indicar o tratamento correto.

2. Nunca penteie os cabelos secos

Os cabelos afros têm uma estrutura com muitas curvas que cria os cachos.

Esses cachos, ao serem penteados secos, podem embolar e quebrar. Além disso, isso tende a ser bastante dolorido para o couro cabeludo.

O uso de cremes para pentear ajuda a dar emoliência aos fios, tornando-os mais soltos e fáceis de desembaraçar.

3. Aposte em produtos low-poo ou no-poo

Ao longo das décadas de mercado, a indústria de cosméticos usou muitos ingredientes nas composições de seus produtos que são prejudiciais aos fios, principalmente aos afros.

Nesse grupo estão os sulfatos, usados nos shampoos para criar mais espuma e remover mais oleosidade do couro cabeludo. O problema é que eles removem demais e acabam danificando os fios.

Por isso, foram desenvolvidos os produtos chamados low-poo, que contam com ingredientes menos abrasivos e prejudiciais aos cabelos.

Além disso, muitas pessoas adotaram a prática do no-poo, que consiste em deixar de utilizar o shampoo no processo de lavagem.

Se você não pretende ser muito radical, o low-poo já traz bons resultados.

4. Use um finalizador

Por fim, os cabelos afros, independentemente do tipo de curvatura, precisam ser finalizados após o processo de lavagem. Isso ajuda a dar a forma desejada e a deixá-los mais bonitos.

Para isso, evite o uso de qualquer tipo de creme, principalmente em excesso. Atualmente, existe uma gama bem grande de produtos especializados no mercado; basta se atentar às informações dos rótulos. Os mais indicados são os ativadores de cachos.

Como vimos, os principais cuidados com os cabelos afros devem ser tomados diariamente. Portanto, é fundamental ter uma orientação correta sobre o que pode ajudar e o que prejudica os fios. Assim, você conseguirá manter seus cabelos sempre bonitos, com brilho e maciez, sem precisar gastar muito!

Se você gostou dessas dicas e quer dar um up no seu visual, que tal fazer uma visita à Toda Black é Power? Agende pelo site agora mesmo!

Todo Black é Power

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This