3 famosos que usam e abusam do estilo Black power, Tranças e Dreads

Assumir a verdadeira identidade capilar foi por muito tempo um grande desafio às pessoas de cabelo crespo e cacheado. Mas graças a grandes ativistas negros, a beleza afro vem sendo cada vez mais utilizada como ferramenta de empoderamento. Não é raro ver mulheres com Black Power ou outro cabelo afro em comerciais de TV, capas de revista ou como garotas-propaganda de cosméticos.

Reunimos algumas dessas celebridades que foram essenciais para a divulgação da estética negra no Brasil e no mundo. Graças a elas os jovens negros puderam se espelhar em personalidades que realmente fossem parecidas com quem viam no espelho. Confira a seleção!

1. O Black Power ativista de Angela Davis

Um dos Black Powers mais famosos e imponentes na história da luta afro-americana pertence a Angela Davis. Desde a sua juventude Angela esteve ativa nas lutas pela igualdade de direitos para o povo negro nos Estados Unidos e chamava a atenção por onde passava devido aos seus discursos libertadores.

Outra característica marcante da ativista era também o seu maravilhoso Black Power, considerado por ela mesma como um dos maiores símbolos estéticos da resistência negra. Pelo conjunto da obra a ex-membro do partido dos Panteras Negras se tornou uma grande referência intelectual e estética para as adolescentes negras da década de 60.

2. Bob Marley e a divulgação mundial da cultura dos Dreads

Qual a primeira personalidade que vem a sua mente quando o assunto é Dreadlocks? Se Bob Marley não foi a resposta você, com certeza, é uma exceção. O artista que teve um papel fundamental na divulgação do reggae e da arte jamaicana também foi um dos maiores representantes da cultura rastafári.

Os longos cabelos do artista incentivaram muitos jovens negros a aderir ao visual e como consequência Marley colocou na mídia alguns assuntos nunca antes abordados pelos meios de comunicação euro-americanos, como os cuidados necessários para a cultivação do visual e a quebra dos paradigmas preconceituosos acerca da higiene capilar nesse tipo de penteado.

3. Box Braids e a exaltação da beleza afro-brasileira

As Box Braids são tranças feitas com extensões de cabelos sintéticos ou naturais. Nos últimos anos o número de famosas que aderiram ao visual tem se tornado cada vez maior e a moda é explicável. As tranças ficam lindas em qualquer mulher e as possibilidades de texturas e cores só aumentam a beleza desse penteado.

Além disso, muitas mulheres negras que estão passando pelo processo de transição capilar — quando deixam de alisar as madeixas e assumem a textura natural do cabelo — encontram nas Box Braids uma forma de manter a autoestima, mesmo quando os cabelos ainda estão danificados pela química de alisamento. Confira algumas das famosas que aderiram ao visual e inspire-se você também:

  • Taís Araújo;

  • Ludmilla;

  • Karol Conka;

  • Iza

A moda também é sucesso no exterior e famosas como Beyoncé e Rihanna também já foram vistas com o penteado.

Depois de tanta inspiração estética e cultural é quase impossível não querer aderir aos visuais citados no post, não é verdade? Antes de iniciar a jornada de transição lembre-se que cada madeixa tem a sua beleza particular e aceitar isso é fundamental para uma transição saudável, ok?

Procure também por salões de beleza especialistas em cabelos afro. Os cabeleireiros desse segmento utilizam produtos específicos para os cabelos crespos e cacheados e sabem exatamente como cuidar das suas mechas. Eles te dirão quais cremes e shampoos você deve utilizar.

Seja Black Power, Dread ou trança, o visual adotado vai muito além da estética. Cultivar um look que remeta às suas ancestralidades fará com que você se sinta muito mais livre, além de evitar que seus cabelos sejam danificados por produtos que não foram feitos para ele.

Curtiu o nosso conteúdo? Então siga a gente nas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro da história e estética negra, além de aprender dicas incríveis para cuidar de seu cabelo, seja ele Black Power, Dread ou trançado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This